PORTIFÓLIO – ATIVIDADE : EQUIPE AZUL
CURSO PROINFO 120
EQUIPE AZUL: MARLENE, TERESA e JUSSIARA
PROJETO: Interdisciplinar realizado no CEEP
CEEP NA COPA DO MUNDO 2010
“Faça parte desta seleção”
Objetivo geral:
Este projeto propõe-se a um trabalho interdisciplinar, para o incremento de temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares. Neste caso o futebol é o tema motivador porque assumiu um enorme espaço na nossa cultura e a Copa do mundo, o desenvolvimento da ação. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo e a nossa grande aspiração. Trata-se, portanto de uma grande oportunidade pedagógica em ter o futebol como elemento de integração entre nações e a contribuição da ética em nossas relações.
Objetivos específicos:
Apreciar, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e a sua participação no evento.
Conhecer os relevos, faunas e floras.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
Procedimentos:
►Sorteio das salas para o desenvolvimento do projeto, que deverão atender as seguintes tarefas, para todos os 32 países que participarão da Copa do mundo de 2010.
· Apresentar obrigatoriamente, as cores, o nome, a língua, traje típico, a capital e o hino do país representado pela sala;
· Curiosidades da cultura local;
· Manifestações culturais(dança, musica, teatro);
· Retrospecto histórico;
· Gastronomia;
· Confecção do mapa-múndi com a sua localização;
· Aspectos físicos, sociais e econômicos(IDH, religião, economia),;
· Apresentar os atletas que compõe a sua seleção;
· Apresentar os estádios de futebol;
· Participação em copas do mundo;
· Os gritos de “guerra” das torcidas em copa do mundo;
· Musicas associada à realização da copa do mundo;
· Atletas ídolos:
· Aspectos da biodiversidade e do meio-ambiente;
· E algo mais que possa caracterizar e contribuir para um melhor conhecimento do futebol e do país apresentado.
►Sorteio de uma sala em especial que deverá apresentar todos os fatos relacionados à organização da copa do mundo de 2010 em especial as seguintes tarefas:
· A tabela da copa de 2010
· Todos os mascotes de todas as copas do mundo e em especial o deste ano;
· A imagem de todos os estádios e suas características, onde serão realizadas as copas e os estados onde estão inseridos na África do Sul;
· A história do futebol;
· A história das copas;
· Curiosidades sobre as copas do mundo;
· Estatísticas relacionadas às copas do mundo
Obs. A forma e o desenvolvimento das tarefas deveram estar a critério dos alunos
de cada sala, respeitando a sua criatividade, bem como a utilização de
matérias e equipamentos, estando sobre a responsabilidade do grupo.
►Sorteio de três salas que ficarão responsáveis pelas seguintes tarefas:
· Divulgação do projeto na escola e na comunidade;
· Fotografia e filmagem da culminância do projeto;
· Decoração da escola no dia do evento.
►Sorteio de professores articuladores e avaliadores que terão a responsabilidade de orientar e acompanhar e avaliar os alunos da sala a qual foi sorteado para apresentar as tarefas e ser o elo de comunicação entre os alunos, os demais professores e a direção da escola.
►As turmas das 7.ª e 8.ª, farão relatórios valendo um ponto (1,0) para todas as disciplinas;
►A apresentação será em sala de aula e em outros espaços disponibilizados;
►O evento será aberto à comunidade.
Cronograma:
→ O evento acontecerá no dia 19 de junho de 2010, das 08:00 às 16:00 h., e será
disponibilizado para os alunos o dia 18 de junho para que possam montar os
estandes.
ATIVIDADES | PERÍODO | CH | |||
03/05/10 | 03/05 a 18/06 | 19/06/10 | 19/06/10 | ||
· Apresentação e discussão do projeto | X | | | | 04 |
· Desenvolvimento | | X | | | 28 |
· Realização | | | X | | 08 |
· Avaliação | | | | X | 02 |
TOTAL | 42 |
Avaliação:
A avaliação será realizada pelos professores avaliadores, através de um novo sorteio, onde cada um avaliará uma determinada sala, excetuando-se a qual ele acompanhou, através de um formulário previamente elaborado, o qual definirá a nota, de no máximo três pontos (3,0) na II Unidade em todas as disciplinas. O professor orientador deverá ser consultado para informar sobre algumas observações que porventura acontecerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário